Você sabe aquele atendimento feito diretamente ao cliente pelas redes sociais e canais on line hoje? Então, a partir de agora ele passa a ganhar um novo status e nova linguagem, muito mais direta e adaptada a realidade das empresas e estrutura interna. Estamos falando do Chatbot, um programa que simula um ser humano na conversação com as pessoas. Logo após o envio da pergunta em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta que se assemelha o comportamento humano. Nada mais é do que uma interface convencional de aplicativos de bate-papo por exemplo.

A grande vantagem do Chatbot é a naturalidade da interação. Para as empresas entrarem neste ramo, devem saber que o Branding vai além de elementos visuais, padrão cromático e tipografia, pois a partir do momento em que o consumidor interage com a marca, ele não vê os elementos visuais que antes era presente, agora a interação é somente por meio de palavras, personalidade e identidade.

Para estar onde os consumidores estão, várias empresas começaram a criar experiências que acontecem dentro do aplicativo, vendendo produtos, serviços e informações para os usuários. Como por exemplo, hoje já é possível pedir um Uber pelo Google Assistant (assistente pessoal do Google), ou até mesmo reservar passagens aéreas.

O Google Assistant, Siri, Alexa e Cortana, são bons exemplos de Chatbots que automatizam tarefas diárias para os usuários. Eles já conseguem estudar a rotina do usuário e conseguem sugerir uma determinada ação baseada nas experiências anteriores.

Agora, o mercado prevê que as interfaces tradicionais (websites e aplicativos) sejam substituídas gradativamente por Chatbots que proporcionem aos consumidores, interações mais inteligentes e assertivas, mantendo ou até mesmo aumentando o nível do serviço oferecido pela marca.

Cada marca necessita de uma linguagem específica de acordo com sua cultura, e o Branding se resume a isso, transmitir a cultura de uma marca em todos os meios de comunicação de uma maneira única e característica.