
MAX GELATERIA – FATTO A MANO
A Max é uma gelateria que produz o autêntico gelato italiano. Sua primeira loja foi inaugurada na Lagoa da Conceição (localizada em Florianópolis) e o sucesso do produto logo deu origem a mais três lojas. Com a rápida expansão do mercado houve a necessidade de um projeto diferenciado de branding, desenvolvido por nós. O trabalho iniciou pelo desenvolvimento de uma pesquisa de mercado, cliente espião, definição base da cultura, criação da nova marca, projeto de identidade visual, produção de fotos, materiais gráficos e definição de
ponto de venda. A primeira etapa do trabalho foi a redefinição da ordem sequencial do nome da marca. De Gelateria Max para MAX GELATERIA. Para definição da cultura, mergulhamos na pré-experiência, experiência e pós-experiência, onde através de diversas incursões aos pontos de vendas da Max Gelateria, realizamos diagnósticos relacionados a experiência de consumo, que foram validados junto ao cliente. Só então, iniciamos o desenvolvimento das etapas a seguir.

O objetivo principal do projeto era promover o principal diferencial da rede: gelatos italianos, feitos a mão. Para a construção do projeto gráfico utilizamos uma tipografia script, fluida e suave para transmitir o aspecto artesanal. Para complementar e definir a marca, criamos a assinatura FATTO A MANO. Na composição do ícone, desenvolvemos um elemento gráfico que represente o
produto principal, o gelato italiano. Optamos por trabalhar um padrão monocromático de aplicação da marca, para que os produtos que têm uma ampla gama de cores em suas composições, possam ganhar mais visibilidade. Queríamos que a marca e todo o projeto de PDV fosse um complemento para promover o produto.

Para o desenvolvimento do projeto de PDV, trabalhamos em parceria com uma empresa de arquitetura, onde priorizamos o ato e a experiência de degustar um gelato. Uma das mudanças foi a inversão do processo de compra, onde o cliente escolhia o sabor e depois pagava. Em nossa pesquisa um dos itens identificados foi que esta sequência dificultava um pouco o ato do pagamento, pois com um, dois ou três sorvetes nas mãos o processo de pagamento posterior à escolha do
produto, dificultava a ação. Primeiro temos o ato da compra, depois, o cliente pode degustar o gelato à vontade, sem nenhuma interferência da rede. Para a sinalização do ponto de venda, criamos um menu board, compartido em etapas, da seleção do tipo de recipiente e tamanho, à escolha e definição dos sabores. Este processo amplia a visão de quem está aguardando atendimento e amplia a visão do cliente.

As mesas internas, que antes eram compostas por quatro cadeiras cada, foram substituídas por balcões de consumo, pois o sorvete é um produto de fácil e rápido consumo. Assim, ampliamos espaços de circulação dentro do ponto de venda e priorizamos o aumento do fluxo da loja, para que outras pessoas possam
sentar e degustar seu gelato também. Junto ao projeto, desenvolvemos também uniformes, sinalizações internas, menu board, fachada, embalagens, sacolas, copinhos e cones para a casquinha. Além de fotos e composições de produtos para o menu board e painéis internos.




COMPOSIÇÕES MENU BOARD
